terça-feira, 5 de abril de 2011

Ao Exmo. Sr. Tarso Fernando Herz Genro - Governador do Estado do Rio Grande do Sul

APROME
Associação Pró-Moradia Estudantil de Santa Cruz do Sul




Of. 01/11                                Santa Cruz do Sul, 04 de abril de 2010.





Ao
Exmo. Sr. Tarso Fernando Herz Genro
Governador do Estado do Rio Grande do Sul





                   Cumprimentando-o cordialmente, vimos através deste, comunicar-lhe algumas situações conflitantes vividas por acadêmicos e acadêmicas nas Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Rio Grande do Sul.
                   Conquistamos bolsas do PROUNI, e isso é ótimo, garantia de acesso. Porém estamos num impasse: Ausência de Assistência Estudantil.
                   A cidade de Santa Cruz do Sul tem se tornado um pólo do Ensino Superior no estado do Rio Grande do Sul. Todo ano a economia da cidade é positivamente afetada pela vinda de milhares de estudantes a esta. A UERGS, UNISC, Faculdade Dom Alberto e outras recebem cerca de 12 mil estudantes anualmente.
Temos estudantes vindos de todo o estado, especialmente Vale do Rio Pardo. As instituições de Ensino não têm uma política efetiva de assistência estudantil. Porém isso não nos isenta de lutarmos por ela, ao contrário, reforça nossa luta junto ao poder público municipal, estadual e federal.
Outro problema é a hora do reajuste de mensalidade, pois a direção das Instituições justifica aumentos em função da presença de bolsistas PROUNI e a nova lei que regulamenta Instituições Filantrópicas. Não dá para calar estes acontecimentos, precisamos de políticas de acesso, permanência e respeito aos bolsistas.
                   Por isso propomos A CASA DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO (CEU) em Santa Cruz do Sul. Moradia habitável, subsidiada com recursos públicos. Casas do estudante são comuns em grandes Pólos de Educação, facilitando a permanência de alunos de baixa renda no Ensino Superior. Santa Cruz do Sul é um pólo educacional e sua condição estratégica, como tal, deve ser pensada de forma ao pleno aproveitamento da logística pública e da atenção as demandas sociais. Comunicamos, portanto, que somos reivindicadores da atenção do estado, no que tange a garantia do acesso ao ensino superior, como direito de nosso povo. Reivindicamos moradia estudantil, alimentação e espaço de trabalho, como forma de permanência no exercício do curso superior.
Propomos a busca por uma moradia pública, para que sirva de alojamento no período em que os estudantes previamente selecionados (fatores sócio-econômicos, residir fora de Santa Cruz do Sul) estiverem em formação no Ensino Superior aqui.
                   Dia 06 de outubro de 2010, fundamos a Associação Pró-Moradia Estudantil para viabilizar a criação da Casa do Estudante em nossa região.
                   Dialogamos e encaminhamos projeto a Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo e ao Senador Paulo Paim, ao ex-presidente da república, Sr Luis Inácio Lula da Silva.
                   Estamos dispostos nesta construção e empenhados em viabilizar esta conquista.
                   Agora, Sr. Governador, na continuidade da luta depositamos nosso crédito na Vossa Pessoa.
                   Temos um pedido objetivo: Encaminhamento do processo número 019999-19.00/10-9. Que trata da cedência dos prédios e terreno da antiga Escola Murilo Braga para a UERGS, para que ali se inicie o processo para a primeira casa do estudante de Santa Cruz do Sul e em uma Universidade Estadual.

Agradecemos sua atenção.





                   Atenciosamente.



Andreza Legramanti Gomes
Coordenadora Administrativa e de Secretaria Geral da APROME

Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário