domingo, 10 de abril de 2011

Estudantes mantêm vigília nos prédios da UERGS


Desde a tarde de sexta, estudantes ligados a Associação Pró Moradia Estudantil, estão ocupando o prédio de alojamentos da antiga escola Murilo Braga, na intenção de pressionar o governo para liberação do espaço para a UERGS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
Desde sua constituição a UERGS tem mudado constantemente de sede, na sua unidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente a Unidade ocupa um dos prédios da extinta escola Murilo Braga, o terreno da escola é de 44 hectares e abriga antigas salas de aulas, galpões, casas e dois prédios, um deles sendo usado pela Universidade que não tem a concessão de todo o espaço.
O terreno pertence ao Estado e a UERGS tem autorização de uso de somente o segundo piso de um dos prédios, sem a concessão e recursos a UERGS está impedida de ampliar.
Os estudantes reivindicam a cedencia  do terreno para universidade, o processo se encontra na Secretaria Estadual de Administração, hoje de posse do local. A reitoria da UERGS solicitou a entrega definitiva do terreno no final de 2010.
Neste sábado, durante reunião de formação do Plano Pluri Anual do Governo do Estado no anfiteatro da UNISC, os estudantes apresentaram suas propostas para o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a necessidade da casa do estudante.                                                              Faixas e intervenções pelo fortalecimento da URGS 


Os manifestantes montaram estrutura de refeitório e limparam um dos alojamentos com banheiro, segundo os estudantes o “lugar já é uma casa aguardando reformas”. Eles aguardam uma definição do Governo do Estado e não pretendem abandonar o local.




Prédio do alojamento da antiga Escola Murilo Braga reivindicado pelos estudantes para a UERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário